Cidade em Preto e Branco: Turismo, Memória e as Narrativas Reivindicadas da São Paulo Negra (2º Edição)

Evento Online Gratuito.

Data: 14/11/2024, quinta-feira, às 19h.

Professora: Denise Rodrigues

APRESENTAÇÃO

Nessa Atividade de Formação/Capacitação Cultural, que faz parte do Projeto RolêSP Territórios Negros na Cidade de São Paulo, propomos uma análise das dinâmicas presentes em territórios negros e das narrativas reivindicadas por meio das representações e homenagens em espaços públicos da cidade de São Paulo. O objetivo é compreender como essas representações se alinham com as transformações urbanas, que por muito tempo negligenciaram as histórias e memórias negras. A análise das interações entre negritude, representações simbólicas e patrimônios públicos busca oferecer uma compreensão mais profunda das implicações desses processos no contexto do direito à cidade, com ênfase nas práticas turísticas e no papel das populações negras na construção e ressignificação dos espaços urbanos.

O projeto RolêSP Territórios Negros na Cidade de São Paulo tem por objetivo conhecer/revelar e valorizar histórias, expressões, personagens, lugares e múltiplas memórias que fazem parte da História da Cultura Negra em São Paulo, fortalecendo a manutenção das identidades locais e a diversidade cultural da cidade. Partindo de uma problematização cultural, etnográfica e geográfica de alguns marcos, espaços urbanos e edificações históricas, de monumentos erguidos pelos colonizadores, dos topônimos de ruas, praças e rios de São Paulo, o projeto RolêSP – Território Negros na Cidade de São Paulo busca não apenas dar maior visibilidade a marcante presença dessas populações na constituição da metrópole paulistana mas, sobretudo, proporcionar uma reflexão sobre seu histórico processo de lutas, resistências e rebeliões frente a esse longo processo.

PROFESSORA

Prof. Me. Denise dos Santos Rodrigues
Turismóloga e Guia de Turismo, Especialista em Gestão de Projetos Culturais, Mestra em Turismo (EACH/USP) e Doutoranda em Sociologia (FFLCH/USP). Pesquisadora de (afro)turismo, relações raciais, memória e cultura afro-brasileira. 

Carga Horária

02 horas/aula
Aos participantes serão conferidos certificados que podem ser aproveitados para as Atividades Complementares exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

*Ao se inscrever no curso o participante autoriza o INSTITUTO BIXIGA – PESQUISA, FORMAÇÃO E CULTURA POPULAR a utilizar suas imagens produzidas no âmbito do curso (fotografias e filmagens), para utilização em materiais de divulgação e publicações do instituto ou conforme outras necessidades dessa instituição, sem qualquer ônus material ou imaterial, por tempo indeterminado.

+8 matriculado
Não Inscrito

Curso Inclui

  • 1 Aula
Entre em contato pelo WhatsApp