fbpx

História Social, Mapeamento e Informação em Cidade: Enfoque Zona Leste de São Paulo

O curso apresenta as principais condicionantes históricas que balizaram a expansão urbana de São Paulo em direção à Zona Leste, a mais populosa da cidade e espaço preponderante de moradia da classe trabalhadora paulistana.

Curso On-line.

Data: 27/04, quarta-feira, das 19h às 21h.

Professor: Edimilsom Peres Castilho.

APRESENTAÇÃO

A constituição sócio histórica da Zona Leste da cidade de São Paulo traz consigo uma intensa e importante trajetória de luta e de participação popular por melhores condições de vida na metrópole. Sua atual configuração deve-se, sem sombra de dúvidas, às resistências, lutas e vitórias cotidianas de seus moradores por melhores condições de moradia, saúde, educação, transporte, saneamento, meio ambiente e infraestrutura urbana.

Outrora habitada pelos povos indígenas e pouso de tropeiros no Período Colonial, a Zona Leste foi se transformando pouco a pouco com a chegada da ferrovia e do imigrante no final do século XIX. No decorrer do século XX, tornou-se prioritariamente espaço de moradia da classe trabalhadora, com destaque para a população migrante inter-regional que chegou à São Paulo a partir da década de 1950.

Esse intenso processo de participação popular por melhores condições de vida tornou a Zona Leste uma referência de organização social da classe trabalhadora na “periferia” de São Paulo, onde inúmeros movimentos populares ressurgiam com mais força no final da década de 1970, com destaque para o Movimento de Moradia.

Atualmente, enquanto os bairros mais próximos ao centro se destacam com o crescente investimento imobiliário e um setor de serviço e comércio pujante, nos bairros mais distantes é predominante a presença de moradias da classe trabalhadora, a maioria delas erguidas pelos próprios moradores por meio da Autoconstrução.

Segundo dados do IBGE 2010, mais de um terço da população da cidade reside na Zona Leste, por isso a importância em apreender o processo de formação histórica dessa importante Território de São Paulo.

PROFESSORES

Prof.º Dr. Edimilsom Peres Castilho
Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor e Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Ibirapuera UNIB. Professor do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP, do Curso de Especialização em Paisagismo da UNESP-Registro e do Curso de Especialização em Arquitetura e Urbanismo do SENAC-SP. Tem experiência nas áreas de História Social da Cidade, Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura da Paisagem. Atuando nos seguintes temas: História e Cidade, Educação Patrimonial, História da Arquitetura e Urbanismo, Mapeamento e Informação em Cidade, Planejamento Urbano e Territorial. Pesquisador do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC) e do Centro de Estudos de História Latino-Americana (CEHAL) ambos do Programa de Estudos Pós-Graduados em História PUC-SP.

Conteúdo Programático

Marco Conceitual: A Cartografia como Fonte de Pesquisa

A Zona Leste de Hoje

A vila quinhentista como ponto de partida à Zona Leste 
A presença indígena nas "aldeias e aldeamentos" na Zona Leste
A Zona Leste como passagem natural de Tropas e Bandeiras

O trinômio café-ferrovia-imigrante e o surgimento do Subúrbio Paulistano
A hegemonia do café e a instalação da ferrovia na Zona Leste.
O surgimento do "subúrbio-estação"
A chegada do imigrante europeu e asiático na Zona Leste

O Padrão Periférico de Crescimento Urbano na Zona Leste
As bases do crescimento urbano pós 1930: indústria e rodovia
A influência da migração inter-regional na ocupação urbana da Zona Leste.
"Mares de Prédios" na Zona Leste: a construção das COHABs da Ditadura Militar
A Zona Leste como berço dos Movimentos Populares da "periferia" paulistana

Carga Horária

02 horas/aula
Aos participantes serão conferidos certificados que podem ser aproveitados para as Atividades Complementares exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

*Ao se inscrever no curso o participante autoriza o INSTITUTO BIXIGA – PESQUISA, FORMAÇÃO E CULTURA POPULAR a utilizar suas imagens produzidas no âmbito do curso (fotografias e filmagens), para utilização em materiais de divulgação e publicações do instituto ou conforme outras necessidades dessa instituição, sem qualquer ônus material ou imaterial, por tempo indeterminado.

+11 matriculado
Não matriculado
R$ 40,00

Curso Inclui

  • 1 Aula
  • Curso Certificate
Entre em contato pelo WhatsApp