APRESENTAÇÃO
“A Festa do Povo pode carregar uma dimensão política libertadora, na medida em que manifesta a multiplicidade cultural e proclama de forma expressiva a possível consciência da opressão”. Jorge Claudio Noel Ribeiro
Em 15 de fevereiro de 2023 o Instituto Bixiga promove a Edição Gratuita do curso “Histórias de Outros Carnavais: Manifestações Culturais e Festas Populares em São Paulo“, que busca apresentar e debater algumas festividades populares (religiosas e cívicas), das mais variadas origens étnicas e socioculturais, que realizadas de forma constante ao longo de todo o período colonial e imperial, passaram a conviver na cidade de São Paulo, especialmente a partir do final do século XIX, com inúmeras restrições legais que visavam restringir e regulamentar a ocupação das ruas pelas classes populares nessas ocasiões festivas.
Pretendemos apresentar as características lúdicas, estéticas e sociais de importantes festividades populares (entrudo, buscapés, caiapó, congadas, moçambiques, batucadas, festividades carnavalescas, etc.), que instigaram viajantes de diversas nacionalidades, num misto de indignação e encantamento, a registrarem com suas penas e pincéis esses eventos festivos, como fez o pintor francês Jean-Baptiste Debret na aquarela sobre papel que retrata os festejos do carnaval (o entrudo).
Também buscaremsos problematizar as resistências culturais frente ao crescente controle sócio-jurídico, empreendido a partir de 1830, das festividades populares consideradas tradicionais (entrudo, buscapés, caiapó, congadas, moçambiques, batucadas). Procuraremos debater a tentativa, ocorrida especialmente em fins do século XIX, de substituição dos antigos rituais festivos populares pelas festividades carnavalescas de inspiração européia, de tipo veneziano (desfiles dos préstitos, os bailes à fantasia, a introdução dos confetes e serpentinas e os corsos); Discutiremos o período correspondentes à formação dos cordões carnavalescos nas primeiras décadas do século XX e ao destaque que ganharam as atividades das escolas de sambas na segunda metade do século XX.
PROFESSORES

DANIELLE FRANCO DA ROCHA
Doutora em História Social, Mestre em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Professora e Pesquisadora do Instituto Bixiga. Professora do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP. Professora de História e Educação Patrimonial nas Licenciaturas de História, Letras e Pedagogia. Tem experiência nas áreas de História, Educação, Economia, Sociologia e Serviço Social. Atuando nos seguintes temas: História Social da Cidade, Educação Patrimonial, História Brasileira e Latino Americana. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC) e do Centro de Estudos de História Latino-Americana (CEHAL) ambos do Programa de Estudos Pós-Graduados em História PUC-SP.

EDIMILSOM PERES CASTILHO
Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP. Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor e Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor dos Cursos de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP, do Curso de Paisagismo da UNESP-Registro e do Curso de Arquitetura da Paisagem do SENAC-SP. Tem experiência nas áreas de História Social da Cidade, Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura da Paisagem. Atuando nos seguintes temas: História e Cidade, Educação Patrimonial, História da Arquitetura e Urbanismo, Mapeamento e Informação em Cidade, Planejamento Territorial. Pesquisador do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC) e do Centro de Estudos de História Latino-Americana (CEHAL) ambos do Programa de Estudos Pós-Graduados em História PUC-SP.

ERIBELTO PERES CASTILHO
Doutor e Mestre em História Social e Bacharel em Direito pela PUC-SP. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela FFLCH-USP. Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor do Curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares (FAZP). Professor do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP. Tem experiência nas áreas de História, Economia, Direito, Ciência Política, Serviço Social, atuando nos seguintes temas: História e Economia Brasileira e Latino Americana, Direito, Sociologia, Serviço Social. Pesquisador do Centro de Estudos de História Latino-Americana (CEHAL) e do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC), ambos ligados ao Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC-SP.

Carga Horária
03 horas/aula
Aos participantes serão conferidos certificados que podem ser aproveitados para as Atividades Complementares exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
*Ao se inscrever no curso o participante autoriza o INSTITUTO BIXIGA – PESQUISA, FORMAÇÃO E CULTURA POPULAR a utilizar suas imagens produzidas no âmbito do curso (fotografias e filmagens), para utilização em materiais de divulgação e publicações do instituto ou conforme outras necessidades dessa instituição, sem qualquer ônus material ou imaterial, por tempo indeterminado.
