Memória Negra como Direito ao Passado: Eixo RJ/SP

O curso oferece uma ampla pesquisa histórica e patrimonial acerca dos lugares de memória negra nas cidades do Rio de Janeiro e em São Paulo.

Curso On-line.

Data: 13/05, quinta-feira, das 19h às 21h.

Professor: Luiz Carlos Borges

Apresentação

O presente curso tem sua centralidade num olhar reflexivo acerca dos lugares de memória negra nas cidades do Rio de Janeiro e em São Paulo, possibilitando que se (re)conheça pelo passeio patrimonial que resguarda vestígios de nossos antepassados, o nosso direito ao passado na defesa pelo não apagamento da história dos povos da diáspora negra, sublinhando-se suas visibilidades sobretudo nas lutas por direitos, contra o racismo e em defesa da alteridade no Brasil e no mundo.

Professor

Me. Luiz Carlos Borges
É doutorando em Educação pela UNIFESP, vinculado à linha de pesquisa História da Educação: sujeitos, objetos e práticas. Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul (2008). Graduado em Historia-Licenciatura Plena pela Universidade Brasil (1997), com Especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP(1999). Possui formação complementar em Memória e Ensino de História (2010) e em São Paulo: História e Historiografia (2009) pelo Depto. de História da USP e graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena pela Faculdade Paulista São José (2016). É desde 2012, titular de cargo efetivo na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, atuando como Orientador de Aprendizagem em Ciências Humanas – História, desde 2014, em CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens Adultos. Possui também experiência no ensino superior, ministrando disciplinas na área Educação, História e Serviço Social para cursos de licenciatura e pós-graduação (Latu Sensu). Faz parte do Grupo de estudos e pesquisas históricas sobre escola e docência (GEPHED) no Programa de Estudos Pós- Graduados em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Faz parte do grupo de associados da SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (SBHE). Principais temas de estudo e pesquisa: periódicos de ensino, história da escola e docência, cultura escolar paulistana na viragem do XIX para o XX , história do ensino de história, historiografia da educação, memória negra e identidade, patrimônio histórico, direito ao passado.Doutora em História Social pela PUC-SP, Mestre em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Professora e Pesquisadora do Instituto Bixiga. Professora de História e Educação Patrimonial nas Licenciaturas de História, Letras e Pedagogia. Professora do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP. Tem experiência nas áreas de História, Educação, Economia, Sociologia, e Serviço Social. Atuando nos seguintes temas: História Social da Cidade, Educação Patrimonial, História Brasileira e Latino Americana. Pesquisadora do Centro de Estudos de História da America Latina (CEHAL) ambos do Programa de Estudos Pós-Graduados em História Social da PUC-SP.

Conteúdo Programático

História não científica e História científica e o negacionismo do saber histórico;
Patrimônio Histórico e Identidade: pelo não apagamento da memória negra;
Curiosidade Ingênua e Epistemológica: os roteiros educativos como itinerário de pesquisa;
A Pequena África: Lugares de memória negra na cidade do Rio de Janeiro.
O centro Velho: Lugares de memória negra na cidade de São Paulo.

Carga Horária
02 horas/aula
Aos participantes serão conferidos certificados que podem ser aproveitados para as Atividades Complementares exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

*Ao se inscrever no curso o participante autoriza o INSTITUTO BIXIGA – PESQUISA, FORMAÇÃO E CULTURA POPULAR a utilizar suas imagens produzidas no âmbito do curso (fotografias e filmagens), para utilização em materiais de divulgação e publicações do instituto ou conforme outras necessidades dessa instituição, sem qualquer ônus material ou imaterial, por tempo indeterminado.

Conteúdo do Curso

+8 matriculado
Não matriculado

Curso Inclui

  • 1 Aula
  • Curso Certificate
Open chat
Entre em contato pelo WhatsApp