Movimento Operário e Habitação: o caso das Vilas Operárias de São Paulo

JORNADA DO PATRIMÔNIO 2021 - NOSSOS LUGARES, NOSSAS HISTÓRIAS

Palestra On-line.

Data: 11 de setembro, sábado, das 11h às 12h.

Professores: Danielle Franco da Rocha, Edimilsom Peres Castilho, Eribelto Peres Castilho

Apresentação

A palestra on-line visa um resgate histórico e uma problematização historiográfica sobre as inúmeras Vilas Operárias que foram amplamente combatidas na imprensa do Movimento Operário no começo do século XX. Pretende-se problematizar a história do Movimento Operário na cidade de São Paulo, abrangendo as formas de lutas dos trabalhadores no período de sua consolidação enquanto classe, as condições da moradia da classe trabalhadora, as narrativas e as construções identitárias em disputa e os debates sobre os modelos vigentes de produção da moradia operária no Brasil. Para tanto, nos valeremos das importantes contribuições de alguns autores que se debruçaram na análise do período, buscando problematizar suas posições teóricas, contribuições ou mesmo deficiências interpretativas frente às singularidades do quadro socioeconômico brasileiro. Mediante uma ampla pesquisa histórica com fontes diversificadas, pretendemos reconstituir os aspectos físicos, sociais, econômicos e culturais mais relevantes da constituição histórica das vilas operárias em São Paulo. Essa atividade faz parte da programação da JORNADA DO PATRIMÔNIO 2021 – NOSSOS LUGARES, NOSSAS HISTÓRIAS, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Professores

DANIELLE FRANCO DA ROCHA
Doutora em História Social pela PUC-SP, Mestre em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Professora e Pesquisadora do Instituto Bixiga. Professora de História e Educação Patrimonial nas Licenciaturas de História, Letras e Pedagogia. Professora do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP. Tem experiência nas áreas de História, Educação, Economia, Sociologia, e Serviço Social. Atuando nos seguintes temas: História Social da Cidade, Educação Patrimonial, História Brasileira e Latino Americana. Pesquisadora do Centro de Estudos de História da America Latina (CEHAL) ambos do Programa de Estudos Pós-Graduados em História Social da PUC-SP.

EDIMILSOM PERES CASTILHO
Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor e Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Ibirapuera UNIB. Professor do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP e do Curso de Especialização em Arquitetura e Urbanismo do SENAC-SP. Tem experiência nas áreas de História Social da Cidade, Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura da Paisagem. Atuando nos seguintes temas: História e Cidade, Educação Patrimonial, História da Arquitetura e Urbanismo, Mapeamento e Informação em Cidade, Planejamento Territorial. Pesquisador do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC) e do Centro de Estudos de História Latino-Americana (CEHAL) ambos do Programa de Estudos Pós-Graduados em História PUC-SP.

ERIBELTO PERES CASTILHO
Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP. Bacharel em Direito pela PUC-SP. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Professor e Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor adjunto IV do Curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares (FAZP). Professor do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP. Tem experiência nas áreas de História, Economia, Direito, Ciência Política, Serviço Social, atuando nos seguintes temas: História e Economia Brasileira e Latino Americana, Direito, Sociologia, Serviço Social. Pesquisador do Centro de Estudos de História Latino-Americana (CEHAL) e do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC), todos ligados ao Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC-SP.

Aula Gravada

Conteúdo Programático

Apresentação: Localização e Tipologias das Vilas Operárias em São Paulo
1 – O processo de implantação da indústria paulista e as Vilas Operárias
2 – A “Gestão Científica” da Habitação Operária
3 – Movimento Operário e Habitação
4 – Formação da Força de Trabalho Urbana
5 – As Greves do começo do século XX
6 – A questão da moradia no Movimento Operária

Carga Horária
01 horas/aula
Aos participantes serão conferidos certificados que podem ser aproveitados para as Atividades Complementares exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

*Ao se inscrever no curso o participante autoriza o INSTITUTO BIXIGA – PESQUISA, FORMAÇÃO E CULTURA POPULAR a utilizar suas imagens produzidas no âmbito do curso (fotografias e filmagens), para utilização em materiais de divulgação e publicações do instituto ou conforme outras necessidades dessa instituição, sem qualquer ônus material ou imaterial, por tempo indeterminado.

+57 matriculado
Não matriculado

Curso Inclui

  • 1 Aula
  • Curso Certificate
Open chat
Entre em contato pelo WhatsApp