Mulheres Indígenas em Contexto Urbano: Tecendo Histórias e Valorizando Saberes. (7º Edição)

Evento Gratuito.

Data: 20/04/2024, sábado, às 10h.

Local: Instituto Bixiga (Rua dos Ingleses, 67, Bela Vista, SP)

Palestrante: Nikita Guarani Nhandeva

 

APRESENTAÇÃO

RESPEITA A NOSSA HISTÓRIA!
Em sua 7ª Edição, o Curso de Formação Cultural Mulheres Indígenas em Contexto Urbano: Tecendo Histórias e Valorizando Saberes, que faz parte do Projeto DIVER-CIDADE – Desenvolvimento Humano e Diversidade Cultural na Cidade de São Paulo, reúne diversos saberes indígenas, com a apresentação de seus povos e culturas, abordando os desafios encontrados na atualidade e suas perspectivas, buscando desmitificar a ideia de indígenas construída pelo Ocidente para estabelecer um espaço relegado no passado para o modo de viver dos povos originários. Queremos oferecer uma visão digna do nosso ponto de vista sobre autonomia, resistência, luta e sociabilidade das mulheres dentro e fora dos Povos e Sociedades Indígenas, pertencentes à várias etnias que se estabeleceram nas cidades por contextos diversos, conscientização da dignidade negada às mulheres indígenas, principalmente em contexto urbano onde encontram muitas dificuldades para ser reconhecidas como sujeitos integrais e legítimas. Acreditamos que espaços de interação como esse curso são importantes para marcar a voz das mulheres indígenas na enunciação de sua própria história. Ponderando as invisibilidades que foram impostas e a estigmatização da nossa identidade.

O projeto DIVER-CIDADE – Desenvolvimento Humano e Diversidade Cultural na Cidade de São Paulo visa apresentar e aproximar os participantes do potencial cultural, social, natural e patrimonial da cidade de São Paulo, contribuindo, desse modo, com a identificação e valorização da diversidade cultural na cidade de São Paulo. Pretendemos contribuir para a compreensão crítica e reflexiva de nossa realidade social, étnico-racial, cultural e urbana, visando o respeito e a não discriminação dos diversos grupos sociais e manifestações da Cultura Brasileira.

PALESTRANTE

Nikita Guarani Nhandeva (Ortencia Lopes Prates)
Indígena, Educadora e Militante e idealizadora do Projeto RESPEITA A NOSSA HISTÓRIA!

Carga Horária
02 horas/aula
Aos participantes serão conferidos certificados que podem ser aproveitados para as Atividades Complementares exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

*Ao se inscrever no curso o participante autoriza o INSTITUTO BIXIGA – PESQUISA, FORMAÇÃO E CULTURA POPULAR a utilizar suas imagens produzidas no âmbito do curso (fotografias e filmagens), para utilização em materiais de divulgação e publicações do instituto ou conforme outras necessidades dessa instituição, sem qualquer ônus material ou imaterial, por tempo indeterminado.

+8 inscritos
Não matriculados

Curso conteúdo

  • 1 Aula
Entre em contato pelo WhatsApp