Resistência Negra no Bixiga Contra a Ditadura Militar

Seminário "60 Anos do Golpe: Lutas e Resistências Contra a Ditadura Militar no Bixiga"

Evento Gratuito.

Data: 18/04/2024, quinta-feira, às 19h.

Local: Instituto Bixiga (Rua dos Ingleses, 67, Bela Vista)

Palestrantes: José Adão de Oliveira e Bruno Baronetti

Mediação: Danielle Franco da Rocha.

Roda de Conversa – Resistência Negra no Bixiga Contra a Ditadura

Movimento Negro Unificado (MNU) Contra a Ditadura Militar no Bixiga

José Adão de Oliveira

Carnaval, Samba e Ditadura no Bixiga

Bruno Baronetti

Palestrantes

Movimento Negro Unificado (MNU) Contra a Ditadura Militar no Bixiga

José Adão de Oliveira
Educador Social, Escritor, Palestrante e Consultor em Educação Para as Relações Etnico-Raciais. Graduado em Gastronomia, em 2011, pelo Centro Universitário SENAC/Campus Santo Amaro, e Especialista em Migração Africana, em 2017, pela UFABC/Campus Santo André. Terceiro anista em Administração, em 2000, na Universidade São Francisco/Campus Pari, Torneiro Mecânico, em 1981, e Pespontador, em 1970, ambos pelo SENAI. Integrou a Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz, em 1973, Liga Operária, em 1974, o Grupo Afro Latino América/Jornal VERSUS, o Núcleo Negro Socialista/CS, em 1977, CoFundador do Movimento Negro Unificado-MNU, em 1978, Rede Nossa São Paulo, desde 2007, Projetos Integrados de Desenvolvimento Sustentável-PIDS, desde 2009, Fórum Municipal de Educação-FME, desde 2013, Instituto TEBAS, desde 2018, integra o Coletivo Mobiliza Saracura Vai-Vai, desde a fundação, em junho de 2022, e Conselho GRIOTs do MNU em 01/2024. Organizou e realizou o lançamento da “Bienal Afro Brasileira do Livro”, de Eufrásio Gato Felix, em 11/2014, no Centro Cultural de Formação em Cidade Tiradentes. Coorganizou o livro “MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO: a resistência nas ruas”, Edições SESC/FPA, em 2020, e Colabora com CADERNOS NEGROS 43, 44 e 45/G. Quilombhoje.

Carnaval, Samba e Ditadura no Bixiga

Bruno Baronetti
Doutor em História Social (USP) e pesquisador da Cultura Popular brasileira. Autor dos livros Transformações na Avenida. História das Escolas de Samba na cidade de São Paulo (1968-1996) e o Cardeal do Samba. Memórias de seu Carlão do Peruche, ambos pela LiberArs

PROGRAMAÇÃO

(Dia 18 de Abril de 2024 – Quinta-feira)

Roda de Conversa: Resistência Negra no Bixiga Contra a Ditadura Militar

Movimento Negro Unificado (MNU) Contra a Ditadura Militar no Bixiga / José Adão de Oliveira

Carnaval, Samba e Ditadura no Bixiga / Bruno Baronetti

Mediadora: Danielle Franco da Rocha

(Dia 19 de Abril de 2024 – Sexta-feira)

Roda de Conversa: Geração 68 – Lutas e Resistências no Bixiga

Paulo Santiago

Adriano Diogo

Mediador: Eribelto Peres Castilho

Carga Horária
02 horas/aula
Aos participantes serão conferidos certificados que podem ser aproveitados para as Atividades Complementares exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

*Ao se inscrever no curso o participante autoriza o INSTITUTO BIXIGA – PESQUISA, FORMAÇÃO E CULTURA POPULAR a utilizar suas imagens produzidas no âmbito do curso (fotografias e filmagens), para utilização em materiais de divulgação e publicações do instituto ou conforme outras necessidades dessa instituição, sem qualquer ônus material ou imaterial, por tempo indeterminado.

+7 inscritos
Não matriculados

Curso conteúdo

  • 1 Aula
  • Curso Certificate
Entre em contato pelo WhatsApp