RolêSP Territórios Negros no Centro de São Paulo

O objetivo do RolêSP é percorrer alguns territórios negros da região central da cidade que fazem parte da História da Cultura Negra em São Paulo.

RolêSP On-line.

Data: 25/11/21, quinta-feira. 19 às 21h

Professores: Danielle Franco da Rocha, Edimilsom Peres Castilho, Eribelto Peres Castilho

Apresentação

No mês de novembro em que é celebrado o dia da Consciência Negra no Brasil o Instituto Bixiga realiza uma “Aula Virtual” que vai nos transportar ao centro da cidade de São Paulo para percorrer alguns Territórios Negros que fazem parte da História da Cultura Negra.

Professores

Prof.ª Dra. Danielle Franco da Rocha
Doutora em História Social pela PUC-SP, Mestre em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Professora e Pesquisadora do Instituto Bixiga. Professora de História e Educação Patrimonial nas Licenciaturas de História, Letras e Pedagogia. Professora do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP. Tem experiência nas áreas de História, Educação, Economia, Sociologia, e Serviço Social. Atuando nos seguintes temas: História Social da Cidade, Educação Patrimonial, História Brasileira e Latino Americana. Pesquisadora do Centro de Estudos de História da America Latina (CEHAL) do Programa de Estudos Pós-Graduados em História Social da PUC-SP.

Prof.º Dr. Edimilsom Peres Castilho
Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor e Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Ibirapuera UNIB. Professor do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP e do Curso de Especialização em Arquitetura e Urbanismo do SENAC-SP. Tem experiência nas áreas de História Social da Cidade, Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura da Paisagem. Atuando nos seguintes temas: História e Cidade, Educação Patrimonial, História da Arquitetura e Urbanismo, Mapeamento e Informação em Cidade, Planejamento Territorial. Pesquisador do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC) e do Centro de Estudos de História Latino-Americana (CEHAL) ambos do Programa de Estudos Pós-Graduados em História PUC-SP.

Prof.º Dr. Eribelto Peres Castilho
Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP. Bacharel em Direito pela PUC-SP. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Professor e Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor adjunto IV do Curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares (FAZP). Professor do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP. Tem experiência nas áreas de História, Economia, Direito, Ciência Política, Serviço Social, atuando nos seguintes temas: História e Economia Brasileira e Latino Americana, Direito, Sociologia, Serviço Social. Pesquisador do Centro de Estudos de História Latino-Americana (CEHAL) e do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC), todos ligados ao Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC-SP.

Trajetos Históricos

Partindo do Largo da Forca, região hoje conhecida como Liberdade, seguiremos em direção ao Largo do Pelourinho, hoje Largo 7 de Setembro, passando pela antiga Santa Casa de Misericórdia, Roda dos Enjeitados, Cemitério e Igreja dos Aflitos. Posteriormente, vamos conhecer o antigo Campo de São Gonçalo, local das tiriricas e rodas de batuque do samba e onde se encontra a Igreja de mesmo nome, importante marco da contribuição do famoso mestre-pedreiro Tebas, negro escravizado que realizou obras fundamentais na cidade. Também descobriremos algumas praças e largos no entorno da Igreja da Sé que abrigavam diversos chafarizes, local de encontro de lavadeiras, quituteiras, vendedores de ervas entre outros, como o Largo da Misericórdia. Por fim, seguiremos em direção ao Largo do Piques onde eram comercializados os escravizados em São Paulo e também local de muitas Lutas e Resistências.

Carga Horária
02 horas/aula
Aos participantes serão conferidos certificados que podem ser aproveitados para as Atividades Complementares exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

*Ao se inscrever no curso o participante autoriza o INSTITUTO BIXIGA – PESQUISA, FORMAÇÃO E CULTURA POPULAR a utilizar suas imagens produzidas no âmbito do curso (fotografias e filmagens), para utilização em materiais de divulgação e publicações do instituto ou conforme outras necessidades dessa instituição, sem qualquer ônus material ou imaterial, por tempo indeterminado.

Não matriculado

Curso Inclui

  • 1 Aula
Open chat
Entre em contato pelo WhatsApp