Memória e História Social da Cidade: Introdução aos Estudos em Patrimônio Cultural e Urbanístico

Visando uma abordagem interdisciplinar e integrada, o curso reúne os principais fundamentos teóricos e práticos relativos à identificação, conservação e valorização do Patrimônio Cultural e Urbanístico. 

Curso On-line Síncrona.

Data: 19/10, terça-feira, das 19h às 21h.

Professor: Edimilsom Peres Castilho

Apresentação

O curso visa possibilitar aos participantes uma compreensão introdutória e articulada no campo disciplinar do Patrimônio Cultural e sua preservação, estimulando ações, projetos, pesquisas e publicações no Estudos da Memória e da História Social da Cidade. Vamos debater e contextualizar os instrumentos de identificação, reconhecimento e proteção do Patrimônio Cultural, as práticas seletivas, as fontes documentais de preservação cultural e a legislação pertinente ao tema. Um panorama histórico das Teorias de Preservação e Restauração será apresentando discutindo conceitos e definições que foram aplicados às intervenções de salvaguarda e valorização do Patrimônio Cultural e Urbanístico no passado até a contemporaneidade, em suas múltiplas escalas e dimensões.

Professor

EDIMILSOM PERES CASTILHO
Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor e Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Ibirapuera UNIB. Professor dos Cursos de Especialização História, Sociedade e Cultura da PUC-SP, Arquitetura da Paisagem do SENAC-SP e Paisagismo da UNESP/Registro. Tem experiência nas áreas de História Social da Cidade, Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura da Paisagem. Atuando nos seguintes temas: História e Cidade, Educação Patrimonial, História da Arquitetura e Urbanismo, Mapeamento e Informação em Cidades, Planejamento Urbano e Projeto. Pesquisador do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC) e do Centro de Estudos de História Latino-Americana (CEHAL) ambos do Programa de Estudos Pós-Graduados em História PUC-SP.

Conteúdo Programático

Introdução: Patrimônio Cultural e caminhos para sua proteção.
Conceitos, Definições, Normas e Termos Técnicos em Patrimônio Cultural e Urbanístico.
A documentação como ferramenta de preservação cultural: As Fontes de Pesquisa Histórica
Os Espaços de Memória e de Preservação do Patrimônio Cultural
Instrumentos de Identificação, Reconhecimento, Registro e Proteção do Patrimônio Cultural e Urbanístico
História e Teoria da Restauração: Teóricos do Restauro e Cartas Patrimoniais
Mapeamento e Patrimônio: a Cartografia Histórica na identificação do Patrimônio Cultural e Urbanístico

Carga Horária

02 horas/aula
Aos participantes serão conferidos certificados que podem ser aproveitados para as Atividades Complementares exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

*Ao se inscrever no curso o participante autoriza o INSTITUTO BIXIGA – PESQUISA, FORMAÇÃO E CULTURA POPULAR a utilizar suas imagens produzidas no âmbito do curso (fotografias e filmagens), para utilização em materiais de divulgação e publicações do instituto ou conforme outras necessidades dessa instituição, sem qualquer ônus material ou imaterial, por tempo indeterminado.

Conteúdo do Curso

+3 matriculado
Não matriculado
R$ 60,00

Curso Inclui

  • 1 Aula
Open chat
Entre em contato pelo WhatsApp