O Projeto RolêSP é uma proposta de atividade educativa que percorre os territórios da cidade com o objetivo de revelar e valorizar histórias, expressões, personagens, lugares e múltiplas memórias, fortalecendo a manutenção das identidades locais e a diversidade cultural.
Partindo de uma problematização cultural, etnográfica e geográfica de alguns marcos, espaços urbanos e edificações históricas, de monumentos, dos topônimos de ruas, praças e rios da cidade, essa atividade educativa consiste em “Aulas de Campo” interativas e dialogadas, que permitem aos participantes relacionar seu conhecimento com a vida cotidiana da cidade, vivenciando in loco os temas abordados. No Projeto RolêSP são oferecidos certificados de participação que podem ser aproveitados para as Atividades Complementares exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Parâmetros da Atividade Educativa
Com o objetivo de proporcionar aos participantes uma compreensão crítica e reflexiva de nossa realidade social, étnico-racial, econômica e cultural, os parâmetros da Ação Educativa proposta estão organizados nos seguintes eixos estratégicos:
Identidade e pertencimento ao Território
Proporcionar noções de identificação e pertencimento em relação ao território; Promover a inclusão e o acesso a mobilidade urbana, bem como a compreensão da espacialidade da cidade, suas determinações históricas, sociais, culturais e artísticas; Estimular a apropriação social dos equipamentos urbanos, culturais e artísticos da cidade.
Diversidade étnico racial, de gênero e de orientação sexual
Incluir ações afirmativas, promover a igualdade e combater a discriminação, o preconceito e a desigualdade racial no âmbito do atendimento educativo com o objetivo de erradicar as injustiças e a exclusão social; Promover a autoestima dos participantes, sua especificidade de gênero e étnico-racial, enfatizando a autovalorização e o auto respeito; Implementar ações voltadas à valorização, promovendo a participação familiar e comunitária.
Cultura e Lazer
Propiciar o acesso a programações culturais, teatro, literatura, dança, música, artes, constituindo espaços de oportunização da vivência de diferentes atividades culturais e artísticas, e também de favorecimento à qualificação artística, respeitando as aptidões dos participantes; Propiciar o acesso dos discentes a atividades esportivas e de lazer como instrumento de inclusão social, sendo as atividades escolhidas com a participação destes e respeitados o seu interesse; Assegurar no atendimento educativo espaço a diferentes manifestações culturais dos participantes.
Profissionalização e Trabalho
Possibilitar ao público o desenvolvimento de competências e habilidades básicas, específicas e de gestão e a compreensão sobre a forma de estruturação e funcionamento do mundo do trabalho. Juntamente com o desenvolvimento das competências pessoal (aprender a ser), relacional (aprender a conviver) e a cognitiva (aprender a conhecer), os adolescentes devem desenvolver a competência produtiva (aprender a fazer), o que além de sua inserção no mercado de trabalho contribuirá, também, para viver e conviver numa sociedade moderna.
Roteiros RolêSP
O Instituto Bixiga oferece um conjunto variado de roteiros do RolêSP abordando as seguintes temáticas: