fbpx
Card image

RolêSP Território da Luz – uma Vitrine da História de São Paulo

Apresentação

Ao olhar para o Bairro da Luz, visualizamos a própria história social de São Paulo. Como uma vitrine, a Luz acompanha as transformações da cidade, desde o seu surgimento na Vila Quinhentista, como Campos de Piratininga das nações indígenas, passando pela hegemonia do café e com ela, a ferrovia e o imigrantes constituiriam a paisagem da Luz. Os Bondes e a “Luz Electrica” ascenderam e mobilizaram a cidade. Era a chegada a “Belle Époque Tropical” e, com ela, novas relações com a indústria e com o crescimento da moradia popular no bairro. Novo “boom” urbano e verticalização nos anos 1950. A entrada do automóvel provocaria tanto a expansão da indústria na cidade, como também conduziria à Ditadura Militar. A Luz foi um importante polo da repressão, o que atualmente tomou a forma de memória patrimonializada de São Paulo. Luz, uma vitrine da História de São Paulo.

A partir de uma ampla pesquisa histórica – iconográfica, oral, documental e bibliográfica – buscamos retratar parte significativa da complexa formação histórica do Bairro da Luz e adjacências.

Público Alvo

Estudantes, Professores, Pesquisadores, Agentes e Gestores Culturais, Movimentos Sociais e Culturais, Coletivos Culturais e Grupos Escolares.

Carga Horária

02 horas/atividade
Aos participantes serão conferidos certificados que podem ser aproveitados para as Atividades Complementares exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Consulte nossos Planos Especiais para Grupos (11) 99388-3825

Entre em contato pelo WhatsApp