fbpx
Card image

RolêSP Vila Itororó: Moradia, Cultura e Resistência no Bixiga

Apresentação

Em comemoração ao “Centenário da Vila Itororó” pertencendo ao tradicional território do Bixiga, nesse RolêSP realizamos uma Aula de Campo na emblemática Vila Itororó, um singular conjunto de 37 casas erguidas na década de 1920 a meia costa do Vale do Rio Itororó que foi canalizado para a construção da Avenida 23 de maio na década de 1970. Construída pelo comerciante Francisco de Castro com técnicas tradicionais e materiais de demolição, possuía um palacete, clube recreativo e uma “piazzeta” rodeada por casas de aluguel, constituindo um exemplo singular de “Vila Rentista” destinada à locação de moradia na época.

Além da grande dimensão do conjunto arquitetônico que ocupa boa parte de um quarteirão com quatro saídas/entradas, a Vila Itororó se destaca na paisagem do Bixiga por sua Arquitetura Eclética composta por colunas, capitéis, esculturas, adornos e diversos ornamentos decorativos provenientes de edifícios históricos que foram demolidos nas obras de “remodelação urbana” do começo do século 20, como o antigo Theatro São José demolido em 1921 no Vale do Anhangabaú.



O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teatro-Sao-Jose_1916_Guinsly_Ipiranga.jpg
Museu Paulista



Em 2002, o conjunto arquitetônico foi tombado pela Resolução nº 22/2002 do CONPRESP da Prefeitura de São Paulo e em 2005 pela Resolução SC 09/2005 do CONDEHAAT do Estado de São Paulo, incluindo todo o quarteirão do conjunto como Área Envoltória.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Plantas_Vila.Itororo-1024x646.png
Planta SMC/PMSP



Depois de um longo processo de Restauração parcial iniciado em 2013 que removeu inúmeras famílias que residam no local, a Vila Itororó foi transformada no Em comemoração ao “Centenário da Vila Itororó” pertencendo ao tradicional território do Bixiga, o Instituto Bixiga retoma suas atividades presenciais promovendo a edição especial RolêSP Vila Itororó – Moradia, Cultura e Resistência no Bixiga, atividade educativa que inclui uma visita guiada ao conjunto cultural em parceria com o Centro Cultural Vila Itororó da Prefeitura de São Paulo.

Público Alvo

Estudantes, Professores, Pesquisadores, Agentes e Gestores Culturais, Movimentos Sociais e Culturais, Coletivos Culturais e Grupos Escolares.

Carga Horária

02 horas/atividade
Aos participantes serão conferidos certificados que podem ser aproveitados para as Atividades Complementares exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Consulte nossos Planos Especiais para Grupos (11) 99388-3825

Entre em contato pelo WhatsApp