Território e Trabalho Social: Uma análise socioassistencial da cidade de São Paulo

Curso EAD

Carga Horária: 60 horas/atividade

Incluso: Material Instrucional e Material Complementar

Curso Certificado

Apresentação

Território é um conceito importante para elaboração da Política de Assistência Social. Por esse motivo e considerando a dimensão do município de São Paulo, o curso oferece informações e mapeamentos produzidos e analisados territorialmente, partindo de uma escala macro para micro territorial que permite uma leitura de corte intraurbano, com foco em porções específicas do município e nos contrastes existentes entre os Distritos/Subprefeituras que integram a área de atuação do serviço em questão.

Objetivo

Fornecer aos educadores e equipes multidisciplinares responsáveis pela proteção e assistência social, informações territorializadas sistematizadas sobre as pessoas, grupos ou famílias atendidas pela rede de Serviços Socioassistenciais, aprimorando a compreensão sobre as particularidades da vida social, econômica, urbana e cultural vivenciada no território e proporcionando instrumentos teóricos e práticos para elaboração de Planos de Atendimentos, Registros e Relatórios de Acompanhamento.

Professores

DANIELLE FRANCO DA ROCHA
Doutora em História Social pela PUC-SP, Mestre em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Professora e Pesquisadora do Instituto Bixiga. Professora de História e Educação Patrimonial nas Licenciaturas de História, Letras e Pedagogia. Professora do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP. Tem experiência nas áreas de História, Educação, Economia, Sociologia, e Serviço Social. Atuando nos seguintes temas: História Social da Cidade, Educação Patrimonial, História Brasileira e Latino Americana. Pesquisadora do Centro de Estudos de História da America Latina (CEHAL) ambos do Programa de Estudos Pós-Graduados em História Social da PUC-SP.

EDIMILSOM PERES CASTILHO
Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor e Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Ibirapuera UNIB. Professor do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP e do Curso de Especialização em Arquitetura e Urbanismo do SENAC-SP. Tem experiência nas áreas de História Social da Cidade, Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura da Paisagem. Atuando nos seguintes temas: História e Cidade, Educação Patrimonial, História da Arquitetura e Urbanismo, Mapeamento e Informação em Cidade, Planejamento Territorial. Pesquisador do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC) e do Centro de Estudos de História Latino-Americana (CEHAL) ambos do Programa de Estudos Pós-Graduados em História PUC-SP.

ERIBELTO PERES CASTILHO
Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP. Bacharel em Direito pela PUC-SP. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Professor e Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor adjunto IV do Curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares (FAZP). Professor do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP. Tem experiência nas áreas de História, Economia, Direito, Ciência Política, Serviço Social, atuando nos seguintes temas: História e Economia Brasileira e Latino Americana, Direito, Sociologia, Serviço Social. Pesquisador do Centro de Estudos de História Latino-Americana (CEHAL) e do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC), todos ligados ao Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC-SP.

+83 matriculado
Não matriculado

Curso Inclui

  • 12 Aulas
Open chat
Entre em contato pelo WhatsApp